sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A CIDADE DE SILVA JARDIM - RJ LANÇA MOEDA SOCIAL, O "CAPIVARI"

O município de Silva Jardim lança na próxima terça, 16, a primeira moeda social do Estado do Rio de Janeiro, o "capivari". Segundo a secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Vera Brito, "a grande diferença da nova moeda para as que já existem é o fato de a administração municipal ser a grande financiadora da ideia porém sem fazer interferência nenhuma", esclarecendo que o gerenciamento geral ficará a cargo da Associação Comercial, sob a supervisão do Fórum da Economia Solidária de Silva Jardim (Feso). O suporte técnico e a consultoria para a implantação da moeda, que circulará apenas no município, foram dados pelo Instituto Palmas, que já implantou moedas sociais em várias cidades brasileiras e administra uma moeda própria, o Palmas, no Conjunto Residencial Palmeira, em Fortaleza (CE),

A nova moeda será emitida e administrada pelo Banco Comunitário Capivari (BCC), que, num primeiro momento, colocará em circulação seis mil capivaris, o que corresponde a R$ 6 mil. O BCC terá um caixa, dois analistas de créditos e um gerente. Uma equipe do BCC está visitando o comércio local para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. Além de realizar o trabalho de "câmbio", isto é, a troca de reais por capivaris, o BCC terá uma linha de crédito para pequenos empreendedores, com o intuito de promover a geração de trabalho e renda no município. As cédulas são de cinquenta centavos (lilás), um (verde), dois (salmão), cinco (amarela) e dez (azul) capivaris

Durante a próxima semana, serão realizadas reuniões com a Associação Comercial visando a novas adesões de comerciantes, associados ou não, assim como prestadores de serviços. A Semtic prepara, ainda, uma cartilha com 20 perguntas e respostas esclarecendo sobre as dúvidas mais frequentes a respeito da nova moeda. A circulação do Capivari é amparada pela Lei de Economia Solidária proposta pela Administração Municipal e aprovada pela Câmara em 27/05/2010. A iniciativa conta com a parceria do Banco do Brasil.

Capivari
O nome da moeda é em virtude de o município de Silva Jardim ter sido inicialmente conhecido como Capivari, que também é o nome do rio que corta o Centro da cidade. A escolha do título para a nova moeda, diz a prefeitura, é uma forma de resgate da história do município. Seu significado é "rio que tem capivara", o que também justifica a escolha da gravura que ilustra as cédulas.
Quando a ideia de implantação do Capivari surgiu na cidade, o prefeito Zelão já explicava que o principal objetivo é fazer com que o dinheiro circule na comunidade, intensificando as relações comerciais locais e contribuindo para a geração de emprego e renda no município. Ele estima que, com a nova moeda, a economia da cidade cresça de 40% a 50%, como acontece nas outras cidades que desenvolveram esse projeto no Brasil.


Reportagem: http://www.sidneyrezende.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário